O que é o Azure Load Balancer e quando utilizar?

O Azure Load Balancer é responsavel pelo balanceamento de carga, e requisições de camada 4 (modelo OSI), que transportam pacotes de um ponto ao outro.

O balanceamento de carga surge em necessidade de melhoria de performance e disponibilidade, como por exemplo um conjunto de maquinas que desempenham uma função web.

Exemplo ilustrado:

Conforme oberservado a imagem acima, identificamos que o ALB irá realizar o transporte do trafego para suas maquinas virtuais e de acordo com o modelo OSI, trabalhando sempre na camada 4, utilizando os protocolos TCP e UDP.

Quando Utilizar?

Neste exemplo, temos um ambiente onde as maquinas virtuais precisarão receber solicitações do mundo exterior.

Então uma forma simples de realizar uma comunicação com uma maquina virtual, que não em sua rede privada, é via internet expondo um IP público diretamente na VM para esta comunicação.

Mas, este meio está longe de ser o ideal e demonstra grande vulnerabilidade do ambiente. Então, para superar este desafio usamos o Azure Load Balancer.

Tradução do IP

Ainda que o ALB nos entregue um IP público ele também será responsável pela tradução deste IP para IP Privado. Assim, podemos ter um ambiente em que nossas maquinas virtuais tenham apenas IPs privados, aceitando requisições, neste exemplo, da porta 80.

Melhoria de performance

Dessa forma o load balancer além de realizar esta tradução, também realiza a distribuição de carga, entregando uma experiência mais estável ao seus clientes e usuários que estão se utilizando da sua aplicação, e menor interação de sua equipe de TI.

O Azure Load balancer irá lhe ajudar em dezenas de projetos ao longo dos seus estudos. Suas funcionalidades irão lhe entregar maior performance e evitarão danos ao seu negocio.

Novos posts sobre está ferramenta irão surgir, fiquem atentos.

Até mais!