Automatizar publicação do WordPress.org usando Micrososoft Flow

Fala pessoal, como vocês estão?
Neste post quero falar um pouco sobre como automatizar algumas tarefas, usando como gatilho publicações de blog para quem tem páginas wordpress.org usando o Microsoft Flow.

Como vocês sabem o Microsoft Flow é uma ferramenta voltada para criação de processos lógicos, integrando plataformas Microsoft e não-Microsoft em um único ambiente. O bacana da ferramenta é você ter a possibilidade de automatizar processos de negócios que muitas vezes são feitos manualmente, mas usando uma plataforma de nível empresarial.

Quando falamos de conectores do WordPress encontramos nosso primeiro problema. Não existe um conector nativo para Blogs WordPress.org ainda! Isso me deixou realmente intrigado e agora quero trazer para vocês um workaround que consegui desenhar que faz o seguinte processo:

  • Ao postar um conteúdo aqui no blog
  • O RSS Feed do wordpress é gerado
  • Um short link é gerado via BitLy
  • Uma postagem é feita na página do Facebook
  • Paralelamente eu posto um tweet sobre o post que fiz aqui no wordpress.

Como fica no Flow?

 

Na plataforma, vocês podem ver, é bem simples e com isso temos justamente o efeito esperado: postamos pelo WordPress.org, o RSS Feed repassa as informações do link para o Bitly e então consigo automatizar o compartilhamento via Facebook e Twitter.

Lembrando este é um workaround que ajuda você com seu blog wordpress.org. Vamos esperar que a Microsoft ouça nosso chamado e adicione esta integração. Por hoje é o que temos, pessoal!

Um abraço e nos vemos em breve!

Carlos Oliveira

Carlos Oliveira, 25, fundador da página CloudSquad, blog de compartilhamento de conteúdo sobre Cloud Computing onde traz dicas e truques sobre Office 365 e Azure além de ser um hub para trazer soluções práticas para problemas complexos.

Carlos Oliveira
pt_BR
en_US pt_BR