Compartilhamento externo em sites de comunicação

Quem usa o Sharepoint Online já está ciente de que os sites modernos têm trazido muito mais facilidade de uso no dia-a-dia. Além de ter o mesmo poder que o sharepoint já tem hoje, ele traz uma interface muito mais user-friendly que as versões clássicas.

De forma rápida e prática é possível criar sites de comunicação e sites de equipe e no novo modelo de sites do Sharepoint nós vemos uma grande melhoria na experiência com o usuário final.

Pensando neste cenário vou mostrar para vocês como criar compartilhamento externo em sites de comunicação do Sharepoint.

Atenção Este recurso está disponível apenas para Powershell. Ainda não houve a implementação deste recuros via interface gráfica.

Conectando ao Sharepoint Management Shell

Inicialmente armazene algumas variáveis que servirão para nos conectar ao Shell do Sharepoint Online. Lembrando sempre que devemos abrir o powershell como administrador:

  • $orgName: Este é o nome da sua empresa no Sharepoint Online
  • $siteName: Este é o nome do seu site neste formato “https://$orgName.sharepoint.com/sites/$siteName”

Mudar configurações de compartilhamento externo

Agora que atribuímos todas as variáveis basta inserir o comando abaixo para habilitar o compartilhamento externo:

Como saber se deu certo?

Bem simples, vamos usar um cmdlet que vai nos trazer o Título do site, Owner do site e status de compartilhamento:

O output será algo mais ou menos assim:

 

A partir de agora, é bem simples, basta acessar Site do Sharepoint que você acabou de configurar e você vai notar que o compartilhamento poderá ser feito publicamente.

 

Conclusão

Pessoal, neste post vocês viram como habilitar compartilhamento externo de um site de comunicações do Sharepoint. Ainda é um processo que só pode ser feito por powershell mas o resultado é realmente satisfatório.

Vejo vocês nos próximos posts!

pt_BR
en_US pt_BR